terça-feira, 11 de setembro de 2012

Penha S/A - Fábrica de Papel e Papelão


Penha S/A – Fábrica de Papel e Papelão
www.penha.com.br


No dia 29 de agosto de 2012 (quarta-feira), foi marcada uma entrevista nas instalações da Empresa Penha S/A para conversarmos com Ludmila, infelizmente, por motivos pessoais, a integrante do grupo que estava responsável por fazer essa visita a empresa não compareceu.
A Empresa Penha S/A muito compreensiva, nos enviou o nosso questionário respondido e a autorização assinada.
Abaixo estão as perguntas feitas por nós, grupos da poluição atmosférica e as respostas enviadas pela empresa.

 1.  Sua empresa conhece o que seria a poluição atmosférica?
Resposta: Sim, a empresa possui Equipamentos de Poluição Atmosférica (ECP), sendo Multiciclone, Filtro Manga e Lavador de Gases para retenção de Materiais Particulados (MP) e também Cabine para retenção de névoas e vapores de tinta.
     
      2. A sua empresa conhece quais impactos ela causa no meio ambiente?
Resposta: Sim, a empresa adota a sistemática de identificação e gerenciamento de aspectos e impactos ambientais de acordo com os requisitos da Norma ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. Desse modo, todos os aspectos ambientais reais e os impactos potenciais estão devidamente mapeados para todas as atividades, produtos e serviços da Penha S/A.
    
         3.  O que ela faz para que esses impactos sejam amenizados?
Resposta: Em todos os processos a empresa está comprometida com a prevenção da poluição, a redução dos impactos ambientais relacionados a efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas e o atendimento à legislação e requisitos ambientais externos e internos.

4.      Vocês conhecem quais os gases que provocam a poluição atmosférica e como eles chegam até a atmosfera?
Resposta: Sim, atualmente são conhecidos seis Gases de Efeito Estufa (GEF) – Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hidrofluorcarbono (HFC), Perfluorcarbono (PFC) e Hexafluoreto (SF6), conforme pesquisas da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo desenvolvimento de estudos e projeções climáticas.
Nesse contexto, a empresa elabora inventários de Gases de Efeito Estufa considerando suas emissões atmosféricas provenientes de fontes móveis, fontes fixas, atividades e processos, de acordo com metodologias reconhecidas internacionalmente, como GHG Protocol. Além disso, há dois anos participa do projeto Carbon Disclosure Project (CDP), iniciativa internacional aderida por várias empresas de diferentes tipos para reporte de emissões e discussão de oportunidades de negócios decorrentes das mudanças climáticas.

5.      Em sua opinião, no que sua empresa poderia investir para diminuir o impacto que ela causa?
Resposta: A Penha S/A já possui diversas medidas de controle ambiental, a exemplo de rotinas e procedimento com foco na gestão de resíduos, gestão de recursos hídricos, controle e monitoramento de emissões atmosféricas, dentre outros.
Em complemento, está conduzindo projetos para redução do consumo de recursos naturais (água e energia), intensificação do uso de combustíveis renováveis e limpos (biomassa e etanol), reuso de 100% da água tratada na própria Estação de Tratamento de Efluentes, reaproveitamento mássico e energético de resíduos, contribuindo Assis para reciclagem, maior tempo de vida útil de aterros, preservação e proteção do meio ambiente.


                                                                                              Postado por Júlia Ferraz Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário